Em Parceria com INEG/AL, CRESS-AL Realiza Curso Sobre a Questão Étnico-Racial

CRESS

O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) juntamente com a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (FSSO/UFAL) irá realizar um Curso de Extensão sobre Relações Étnico-Raciais e Serviço Social. O Curso ocorrerá nos meses de maio e junho e contará com a parceria do Instituto do Negro de Alagoas (INEG/AL), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFAL) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI/IFAL).

Trazendo especialistas no debate étnico-racial em Alagoas, o curso tem o objetivo de endossar as discussões sobre o racismo institucionalizado no Estado, além de provocar a categoria no sentido de pensar as tarefas postas para enfrentar e intervir na dura realidade da população preta em Alagoas. O público alvo do curso são Assistentes Sociais ativos/as e em situação regular de seu registro profissional.

A formação de categorias profissionais das mais variadas áreas em assuntos relativos às relações raciais brasileiras constitui tarefa fundamental para promoção socioeconômica da população negra, haja vista a negligência histórica de nossas questões nos processos convencionais de formação profissional. Muito embora a população afro-brasileira constitua mais da metade de nossa população total, a reprodução do racismo, principalmente em tais espaços de formação, tem garantido a permanência daquele segmento étnico na base da pirâmide social, em situação de total vulnerabilidade e, por que não dizer, uma verdadeira situação de genocídio étnico. Nesse sentido, o Instituto do Negro de Alagoas – INEG/AL tem primado pela formação positiva daqueles profissionais, visando preparar os mesmos para lidar com os problemas e particularidades que são próprios da população negra brasileira. O Estado brasileiro já possui um razoável arcabouço legal, o qual permite o fomento de uma série de iniciativas no âmbito do mundo do trabalho. É exatamente visando tais iniciativas que o INEG/AL é parceiro do CRESS-AL na realização deste curso.

A realização do curso corresponde a uma das ações que o CRESS/AL vem propondo dentro da campanha de gestão (2017-2020) Assistentes Sociais no Combate ao Racismo.

O curso tem carga horária de 60 horas e terá início no dia 02 de maio. Aula Inaugural será aberta ao público.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s