Todo Apoio à Mãe Vera do Terreiro Abassá de Angola!

racismo religioso

O estado de Alagoas possui longa tradição em perseguir as manifestações culturais, politicas e religiosas da população afro-alagoana. Tal prática se mantém até a atualidade, é o que evidencia o mais recente ataque ao Terreiro de Mãe Vera na madrugada desta segunda-feira (13.05.2019), no bairro do Eustáquio Gomes. A causa de tal ataque não é outra senão a total e completa ausência de políticas de promoção da população negra alagoana por parte do Estado e sua politica de manutenção e perpetuação do racismo. No que diz respeito às religiões de matrizes africanas em particular, o máximo que tivemos foi um pedido de perdão feito pelo governo do estado no dia 1 de Fevereiro de 2012, sendo o mesmo alusivo ao histórico episódio do Quebra de Xangô. Não pensem que as perseguições aos terreiros alagoanos se restringiram ao episódio do Quebra! Oseas Rosas, jornalista policial de meados do século XX não se intimida em fazer referencia às frequentes batidas policiais nos terreiros da capital.

Nós negros e, em particular, Babalorixas e Ialorixás devemos ser ressarcidos por todos os atos perpetrados contra nosso povo pelo Estado de Alagoas e com sua anuência! Foram perdas incomensuráveis do ponto de vista econômico, político e cultural. O racismo estabeleceu a naturalização do desrespeito e da violação dos símbolos que cultuamos.

Os atuais descendentes de famílias que escravizaram pessoas negras exercem o poder econômico e politico. Esses nos devem!  As universidades estaduais (UNEAL, UNCISAL) até hoje não possuem cotas raciais nos seus processos seletivos! O Estado de Alagoas não instituiu ainda cotas raciais nos concursos públicos do Estado! A ausência de políticas públicas estaduais para população negra alagoana é algo alarmante!

É preciso repudiar os atos de violência contra a população negra cometida pela omissão do Estado.

 

Todo apoio à Mãe Vera do Terreiro Abassá de Angola!!

Pela Indenização a População Negra Alagoana!!

Por Políticas Públicas Para Promoção da População Negra Alagoana!!

Cotas Raciais na UNEAL e UNCISAL Já!!

Cotas Raciais nos Concurso Públicos do Estado Já!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s