Após Diálogo Extrajudicial, Prefeitura de São Miguel dos Campos Inaugura Busto de Personalidade Negra

Em meio a debates acalorados e polarizados sobre a derrubada de representações visuais públicas como, por exemplo, estátuas de personagens históricos eternizadas por seus feitos genocidas, vimos surgir em São Miguel dos Campos o que se pode chamar de contramão histórica. Isso porque a remoção realizada em solo miguelense se deu contra a escultura “Boneca Taieira”, desenvolvida no intuito de representar uma dançante da manifestação popular de mesmo nome criada por D. Nair Vieira, mulher negra e grande mestra da cultura popular do estado. A ação foi realizada no início do ano pelo atual prefeito que em seu primeiro dia de mandato removeu inesperadamente a maçarico a imagem de metal justificando depredação e degradação da obra. Visando a reparação do dano por parte da Prefeitura, o INEG/AL, com mediação da 2ª Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos estabeleceu diálogo extrajudicial para a reparação do feito.

Após reuniões do Instituto com o Promotor de Justiça (Vinicius Ferreira Calheiros Alves), com o Secretário de Cultura (André Carlos Vieira dos Santos) e o Procurador do Município (Igor Franco Pereira santos), ficou estabelecido o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta que tinha como principais termos – O COMPROMISSÁRIO se obriga a: 1 – Adotar em seu âmbito interno providencias no sentido de adquirir nova estátua em material resistente a intempéries e a posiciona-la na entrada da cidade de São Miguel dos Campos no prazo de quatro meses. 2 – Caso seja inevitável a aquisição de nova estátua, o compromissário deverá recolocar a estátua Boneca Taieira na entrada da cidade, adotando providencias no sentido preserva-la contra intempéries (construção de cobertura, p exp) e vandalismo (instalação de câmeras de segurança, p, ex).

Como firmado em COMPROMISSO, no último dia 23 de agosto, a Prefeitura procedeu com a substituição da antiga escultura por um busto de D. Nair Vieira, acompanhado de uma placa informativa intitulada de “Uma vida de amor dedicada à cultura”, onde se lê brevemente sobre a vida e obra da artista. Em meio a debates que se estendem após a substituição das imagens, O INEG/AL reafirma seu comprometimento de luta em prol de todo patrimônio que se volte a homenagear personalidades e lideranças negras na busca da manutenção de sua integridade e na proteção contra ideologias segregacionista que insistem em monopolizar a história, apagando assim, nossos ícones e seus feitos.  

One Reply to “Após Diálogo Extrajudicial, Prefeitura de São Miguel dos Campos Inaugura Busto de Personalidade Negra”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s