“Educação: caminho para o fim do racismo.”

IMG_20170622_143837468Visando mobilizar os alunos do ensino médio da Escola Estadual Deputado Rubens Canuto em torno da temática racial, foi realizado no final do mês de junho um concurso de redação com a temática “Educação: caminho para o fim do racismo”. O evento contou com a participação de cento e quinze alunos, dos quais foram selecionados um total de seis, sendo quatro mulheres e dois homens. Estes deverão atuar como alunos(as) articuladores(as) do projeto Protagonismo Negros: embates no cotidiano escolar, além de participar de outras atividades de formação propostas pelo INEG/AL. Para a seleção dos referidos alunos, além da confecção da redação, foi também realizada uma série de entrevistas – trinta, no total –, onde percebemos a necessidade de aumentar o número de alunos contemplados que, inicialmente, deveriam totalizar um número máximo de três alunos(as). Tal necessidade partiu da constatação da qualidade e do potencial dos mesmos durante a realização das entrevistas.

Durante as entrevistas, Victor Patrick, aluno do 2º ano A, relatou-nos alguns acontecimentos de sua trajetória, destacando o ocorrido num dado dia, onde numa abordagem policial, ele foi o único revistado pelos polícias, dentre seus amigos. Já Milena e Jéssica, alunas do 3º ano B, fizeram menção às várias brincadeiras preconceituosas – muitas delas se dando entre os amigos da escola – que na sua grande maioria passam despercebidas, mas mereciam a devida reprovação de nossa parte. Em outro momento, Jéssica comentou o quanto o racismo está presente mesmo dentro de famílias negras, onde os que tem pigmentação mais escura acabam sendo os mais “perseguidos” dentro dos problemas domésticos. Samya, aluna do 1º C, fez menção ao racismo do qual tem sido vítima, principalmente no que diz respeito ao seu cabelo, fazendo com que ela alisasse o mesmo em anos anteriores. A mesma ainda fez referência ao mesmo processo, dessa vez vivenciado por sua irmã mais nova. Milena ainda fez referência ao quão difícil, ao seu ver, é acabar com o racismo, mas reconheceu que não temos outro caminho a não ser conscientizar as pessoas da luta do povo negro.

IMG_20170707_111302136_BURST000_COVER_TOPOs(as) alunos(as) selecionados(as) foram: Victor Patrick (2º ano A), Billy Pool (2º ano D), Milena Barbosa (3º ano B), Samya Beatriz (1º ano C), Mirian Conceição (3º ano B) e Jéssica Araujo (3º ano B). Todos(as) contarão com um auxílio financeiro para o pleno desenvolvimento das atividades inerentes à tarefa de articuladores(as).

O Instituto do Negro de Alagoas agradece a todos(as) que participaram do referido concurso, ao mesmo tempo em que convida todos(as) a se envolverem nas atividades do Projeto que se darão por todo o resto do ano, até dezembro. Parabéns aos(às) alunos(as) selecionados(as)!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s