Projeto Protagonismo Negro: embates no cotidiano escolar.

17670682_10212281263732414_219186104_oCom o objetivo de traçar os primeiros encaminhamentos para a execução do projeto Protagonismo Negro: embates no cotidiano escolar, foi realizado no dia 31 de março de 2017 o primeiro encontro do Instituto do Negro de Alagoas com a direção e coordenação da Escola Estadual Deputado Rubens Canuto, respectivamente as senhoras Vanúbia Oliveira e Veroneide Siqueira. A diretora da Escola, a senhora Vanúbia Oliveira, demonstrou contentamento e satisfação pelo fato da Escola poder ser palco de uma iniciativa dessa natureza, a qual se juntará aos demais projetos já desenvolvidos pela instituição estadual de ensino. Dentre as questões discutidas, difiniu-se o início do Projeto para o final do mês de maio, quando a escola retornará do período de férias.

Foi discutida ainda a metodologia a ser utilizada no concurso de redação que terá por objetivo a seleção de um aluno e uma aluna para atuarem na condição de articuladores do Projeto, no interior da escola. Enquanto articulador teremos ainda a participação do Prof. de História da Escola, o senhor Carlos Pereira, o qual, por ocasião do encontro, relatou o esforço que tem depreendido no interior da instituição com o intuito de garantir o debate concernente às questões da população negra, não apenas por meio de suas aulas, mas também por meio da problematização do Projeto Político Pedagógico da unidade educacional. A esse respeito, constitui também atividade do Projeto Protagonismo Negro: embates no cotidiano escolar, a análise e discussão do Projeto Político Pedagógico da escola, bem como também das matrizes curriculares da mesma, visando sua maior adequação ao que estabelece a Lei 11.645/08. Ainda dentro dessa questão, a direção da escola nos informou de sua Semana Pedagógica – momento privilegiado da formação do quadro de professores – dentro da qual definimos um momento específico para tratar dos assuntos relativos à temática do Projeto.

O Projeto Protagonismo Negro: embates no cotidiano escolar compreenderá uma série deREUNIÃO ESCOLA 1 atividades voltadas preferencialmente aos alunos do ensino médio. Dentre essas podemos destacar a realização de oficinas temáticas com base nas manifestações culturais negras, rodas de conversa que problematizarão os mais variados aspectos da presença do negro Brasil e, particularmente, em Alagoas. Além das atividades citadas, constitui parte do referido Projeto a realização de um curso de formação em relações raciais a ser ministrado aos professores da referida unidade educacional, objetivando garantir uma maior compreensão do cenário histórico no qual se estabeleceu o processo de marginalização e exclusão da população negra em escala nacional e local.

O ambiente escolar se configura enquanto espaço privilegiado para a desconstrução de práticas racistas em nossa sociedade. É dessa forma que ao propor um conjunto de ações no âmbito escolar, o Instituto do Negro de Alagoas, em parceria com a Escola Estadual Deputado Rubens Canuto, contribuem de maneira objetiva com a formulação de práticas anti-racistas que valorizem a diversidade presente em nosso meio ao mesmo tempo em que promovam o debate sobre a condição do negro na atualidade.

 

Deixe um comentário