INEG/AL Estabelece Parceria com NIER

No dia 28 de março de 2014, o Instituto do Negro de Alagoas – INEG/AL, recebeu a visita de Márcia Susana e Luizinho, ambos integrantes do Núcleo de Identidade Étnicorracial (NIER), Núcleo interno da Secretaria de Educação de União dos Palmares – AL, responsável pelo desenvolvimento de ações que visam promover os conteúdos concernentes à presença da população negra e indígena no interior das escolas do município. Na ocasião, os representantes do referido Núcleo apresentaram um conjunto de ações que vem sendo desenvolvidas no município, dentre as quais, ações que tem por objetivo a formação de professores para a devida implementação da Lei 10.639/03.

Dentre os objetivos da reunião entre as duas instituições, destacou-se a necessidade de haver uma parceria entre os mesmos onde, o INEG/AL ficaria encarregado de participar como Reunião INEG/AL e NIERformadores políticos na discussão sobre relações étnicorraciais junto aos professores (as) do Município de União dos Palmares. O INEG demonstrou interesse em fazer parte de tais atividades, o que foi bem recebido por Márcia e Luizinho, os quais convidaram o Instituto a fazer parte de atividades a serem desenvolvidas no final do mês de abril.

A formação de professores constitui um dos principais desafios à aplicação dos conteúdos relativos à História do Negro na sala de aula. A mudança do pensamento em torno do currículo por si só não garante efetivamente a prática diária nas salas de aula das escolas brasileiras. Sabemos que essa discussão passa necessariamente pelas inquietações e discussões praticadas no cerne da formação de profissionais que possam compreender essas antigas problemáticas.

O INEG/AL defende a formação política como uma ação necessária para constituir grupos atuantes na luta contra o racismo, o preconceito e a discriminação que ainda é realidade nas instituições educacionais de Alagoas (e do Brasil), as quais atingem de forma marcante, alunos(as) e professores(as) negros(as) e não negros(as) dos municípios alagoanos.

A partir de tal parceria o INEG/AL pretende estabelecer uma relação de troca de experiências com o NIER,  de forma a construir propostas bem sucedidas no combate a discriminação racial e pela promoção da população afro-alagoana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s