Debate Sobre Movimento Rastafári em Maceió

 

Um momento histórico aconteceu em nossa cidade quando da vinda do Sacerdote Boboshanti do Congresso Negro Internacional Etíope Africano (E.A.B.I.C), Kes Ricardo Red Lion que realizava peregrinação por alguns Estados do Nordeste junto com o palmarino Profeta Thiago Correia ‘Quilombola de Zion’.

Histórico porque pela primeira vez em Maceió e especificamente na Universidade (em parceria com o NEAB/UFAL), temos uma discussão sobre o Movimento Rastafári realizado por um integrante do movimento. Tema bastante conhecido graças ao reggae, ele ainda é muito mal compreendido, visto que poucos são os que buscam se aprofundar no tema, ocorrendo que uma parcela considerável de pessoas se apropria dos símbolos Rastafáris que acabam sendo banalizados e, dessa forma, prejudicando de maneira vital o entendimento do que vem a ser o Movimento.

As palavras do sacerdote desmistificaram inúmeras questões sobre o Movimento Rastafári (que acabam em muitos casos sendo explicadas pela via do ‘senso comum’) ao apresentar os princípios e objetivos da organização a qual faz parte, neste caso, o Congresso Negro Internacional Etíope Africano.

Dessa forma, realizando atividades desse porte, visamos oportunizar conhecimento ao nosso povo, algo de extrema importância pois, como já disse Marcus Garvey, “…Um povo que não conhece sua História é como uma árvore sem raiz…”.

Com a realização dessa atividade, pretendemos dar início a uma série de outros debates sobre o movimento Rastafári, bastante estudado em outros países, porém ainda em fase incipiente no Brasil, e em Alagoas em particular.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: