Grupo de Trabalho Encerra Primeira Parte do Processo Para Confecção de Dossiê de Tombamento da Coleção Perseverança

Hoje foram finalizados os encontros do grupo de trabalho de tombamento da Coleção Perseverança que vinham sendo realizados desde o dia 02/09 na sede do Iphan/Al. Nos encontros, que contaram com a participação de um grupo diversificado composto por representantes de Terreiros, da Comissão de Promoção de Igualdade Racial da OAB, do Instituto do Negro de Alagoas, de técnicos do IPHAN-Al, dentre outros, foram discutidos temas que abrangem as distintas instâncias do acervo como o contexto social, histórico e artístico.

Com o objetivo de visualizar de perto o acervo, o grupo realizou uma visita ao Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, o qual detém a posse da Coleção. O GT visa a construção de um dossiê que será encaminhado para a instância federal do Iphan no intuito de incluir a coleção como patrimônio nacional devido sua representatividade para as comunidades religiosas e sua importância enquanto patrimônio cultural. O primeiro passo foi dado com os debates desenvolvidos nas reuniões. Diversas atividades ainda serão executadas no intuito de fortalecer o processo até o envio do dossiê, que se dará no próximo ano.

A Coleção Perseverança se constitui num conjunto de artefatos religiosos que foram retirados de forma violenta de casas religiosas de matrizes africanas de Maceió, no episódio conhecido como “O Quebra de Xangô”, ocorrido em 1912.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: