Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária do Village Campestre Realiza Discussão Alusiva à Consciência Negra

No dia 03 de novembro, último, o Instituto do Negro de Alagoas (INEG) foi convidado pela Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária – eNASF/AP (Equipe 1) da Unidade de Saúde da Família do Village Campestre 1, para participar do evento alusivo ao Dia da Consciência Negra, “Reflexões sobre racismo e saúde, em tempos de pandemia”, uma roda de conversa que ocorreu no salão de entrada da Unidade de Saúde, e que contou com a participação de usuários e servidores do SUS. Representou o Instituto o membro e diretor do INEG/AL, Leandro Rosa. “Foi uma oportunidade única de poder tratar de dois temas correlatos, saúde e relações raciais, e discutir com o público os processos de “adoecimento” resultantes do racismo e da discriminação racial, mas também pode discutir, através da roda de conversa, váriados assuntos sobre a diversidade que nos cerca”, resume assim o encontro o diretor Leandro Rosa.
O evento contou ainda com a intervenção poética do escritor Richard Plácido, que recitou poesias e falou sobre a importância da mesma nas discussões raciais. Entre os assuntos, também foi discutida a questão da atuação do preconceito no trabalho dos agentes de saúde, bem como entender que não se pode ver o racismo apenas como uma doença, que seria passível então de cura, mas sim como algo mais complexo e que passa pela história, pelas instituições e sistemas econômicos que vivemos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s