Com o objetivo de fortalecer as demandas da população negra junto ao poder legislativo municipal, o Instituto do Negro de Alagoas se reuniu com Teca Nelma, vereadora por Maceió, para apresentar um conjunto de ações a serem debatidas na Câmara Municipal da Capital alagoana. Dentre estas ações, destacamos a necessidade urgente da administração pública municipal instituir o sistema de cotas raciais em seus concursos públicos. Nesse sentido, nos próximos dias, o INEG/AL apresentará projeto de lei versando sobre o assunto, o qual deverá ser debatido na Câmara, como também em toda sociedade maceioense. Em Alagoas, apenas os municípios de Delmiro Gouveia e Pilar adotaram a reserva de vagas para negros(as) em seus últimos concursos.
Foram ainda debatidos na reunião possíveis encaminhamentos relativos à retomada da denominação original da Praça Dandara de Palmares, recentemente atacada pelo poder legislativo local, o qual, de forma racista, tenta substituir o nome de nossa heroína negra pelo nome de uma santa católica. No decurso da reunião, a vereadora se comprometeu em apoiar nosso pleito.
Mereceu ainda destaque pela equipe da vereadora, a necessidade de criação de um fundo para equidade racial, assim como também, a necessidade premente de constituição do conselho municipal de igualdade racial, instrumento importante para o fortalecimento dos assuntos da população negra no âmbito municipal.
É objetivo do INEG/AL dar continuidade ao diálogo com parlamentares municipais e estaduais, visando a melhoria da qualidade de vida da população negra alagoana.