INEG/AL Desenvolverá Ações de Promoção da População Negra em Parceria com o PNUD

PNUD JPG

Tendo sido contemplado em edital nacional para o desenvolvimento de ações que visam a promoção da população afro-brasileira, o Instituto do Negro de Alagoas, em seu projeto intitulado “O Racismo Visto de Cima: construindo práticas antirracistas no campo institucional”, promoverá uma série de ações visando dialogar com servidores públicos estaduais a respeito do racismo e seus efeitos danosos enquanto parte constitutiva de suas práticas cotidianas, bem como na definição de políticas públicas que historicamente tem negligenciado os problemas específicos da população negra no estado. Dentre as atividades do Projeto, destacamos a realização de curso de formação, o qual versará sobre a história da população negra, políticas de ação afirmativa e os aspectos legais dos direitos desta população.

Além do curso, será proposto também a criação de um Observatório do Racismo Institucional o qual terá por atribuição o acompanhamento institucional das práticas e políticas institucionais no âmbito do setor público, com interesse no aspecto racial das mesmas. Constitui ainda objetivo do Projeto a obtenção de um diagnóstico sobre a cultura institucional das Secretarias de Estado, visando a obtenção de um quadro institucional de como o racismo se apresenta nas mais variadas esferas do poder público estadual.

Ainda dentro das atividades a serem desenvolvidas, serão realizados três Seminários Temáticos com o intuito de promover o debate sobre nossas relações raciais de forma a envolver toda comunidade alagoana no esforço propositivo de construção de práticas positivas à população negra.

Com as ações desenvolvidas nessa iniciativa, o Instituto do Negro de Alagoas pretende ainda fortalecer sua agenda política junto às Secretarias de Estado alagoanas, de forma a alcançar resultados concretos na promoção da população negra.

As ações desenvolvidas no Projeto receberão apoio técnico/financeiro do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s