Lançamento do livro Cabeça Preta: pesquisas sobre a questão racial em Alagoas!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

O último sábado, dia 19 de maio de 2018, foi marcado pelo lançamento do livro: Cabeça Preta: pesquisas sobre a questão racial em Alagoas, primeira publicação do Instituto do Negro de Alagoas. A tarde foi, num primeiro momento, o reencontro de vários grupos do movimento negro alagoano. Um momento histórico pelo lançamento de um livro que reúne escritores negros e negras que se dedicam ao debate teórico e a reivindicar ações concretas para população negra no estado de Alagoas. O público que compareceu, pode ouvir e debater juntamente com os autores do livro. As falas abordaram diversos aspectos da realidade negra, como a religiosidade, a educação étnico racial, projetos de intervenção em periferias, expressões da dança, reflexões políticas, Capoeira, Hip Hop, entre outros temas.

Com um formato bastante informal, o público pode interagir com os escritores e escritoras com muita proximidade. Após os debates das apresentações, ainda foi possível participar de um momento musical de alto nível. Reggae, músicas autorais, outras conhecidas de todos e todas;

A importância de um livro como Cabeça Preta: pesquisas sobre a questão racial em Alagoas, além de trazer autores negros e negras para a publicação de seus textos, é também de tornar esse pesquisadores e pesquisadoras, referências para os futuros escritores e escritores. Por meio desta publicação, o INEG/AL pretende contribuir com debate de ideias relativas à realidade da população negra alagoana. É nosso interesse ainda, possibilitar que lideranças negras possam ter suas experiências difundidas, de forma a fortalecer o trabalho que desenvolvem em suas comunidades, bem como diversificar o mercado editorial no estado, principalmente no que diz respeito a abordagens que partem da experiência negra.

Além da presença dos articulistas, também se fizeram presentes no lançamento membros do Coletivo Afro Caeté; Paulinha, liderança do Centro de Cultura e Cidadania Malungos do Ilê; Ventania, Leto e Bigodinho, Mestres e professor de Capoeira; Tininho, Prof. de Dança Afro; artistas, educadores, jornalistas, dentre outros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s