INEG Enriquece Acervo Adquirindo Obras Raras da Literatura Alagoana

ROSAS, Oséas. Macumba, Macumbeiros e Espiritismo. Maceió: Casa Ramalho, 1943.

O episódio do Quebra de Xangô de 1912, assim como outros assuntos referentes a religiosidade afro-brasileira em terras alagoanas, foi muitas vezes descrito por Oseas Rosas, em uma sessão de sua autoria, no já extinto Jornal de Alagoas. Sob a denominação de Bruxaria, tal sessão se constituiu num veiculo de manifestação racista da sociedade alagoana. Em Macumba, Macumbeiros e Espiritismo, Oseas Rosas manifesta mais uma vez suas impressões do que denominou macumba. Neste trabalho, apresentado em 1943, no Centro Espírita William Crookes, localizado no bairro do Prado em Maceió, Rosas afirma a necessidade de higienização social que cumpria as frequentes batidas policiais nos terreiros da capital. Com a disponibilização dessa obra (livreto) ao público alagoano, o Instituto do Negro de Alagoas cumpre papel importantíssimo no desvendamento da história vivida pelos terreiros de candomblé e seus integrantes na província canavieira.

ALTAVILA, Jayme de. O Tesouro Holandês de Porto Calvo. Maceió: Departamento Estadual de Cultura, 1961.

“O que há de ficção no trabalho do professor Jayme é a sua concepção de certos episódios evidentemente fantasiados, sem deslustrar o valor da obra.

Uma diminuta expressão composta do autor do seu amigo Silvério Lins (descendente do tronco bandeirante Cristovão Lins) e de um certo Libório, negro leal e conhecedor dos caminhos do norte do Estado, dirigi-se para Porto Calvo, à procura do tesouro do Holandês.

A caminhada a pé de Camaragibe a Porto Calvo, descreve-a probidosamente o novelista […].

A noite embutida na escuridão da mata fechada, os três excursionistas preparam-se para dormir num improvisado acampamento. Guaribas resfolegam no silêncio da floresta. Libório ao ouvir certo ruído suspeito acende a lanterna de pilhas […]”

Guedes de Miranda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s