INEG/AL Debate a Situação da População Negra no IFAL/MD e na UNIT.

Nos dias 05 e 06 de abril, o Instituto do Negro de Alagoas fomentou o debate sobre a situação da população negra de Alagoas no Instituto Federal de Alagoas de Marechal Deodoro e na Universidade Tiradentes (UNIT). Sob os respectivos títulos de “Interrogando Nossa História: a violência contra a população negra no Brasil contemporâneo” e “Negritude: arte e resistência nas ruas”, ambas as atividades se caracterizaram pela necessidade atual de se discutir a realidade socioeconômica e a necessidade de organização da população negra, considerando o recente episodio de assassinato da vereadora carioca Marielle Franco.

No IFAL/Marechal Deodoro, o professor Fabrício Tavares ressaltou a violência enquanto característica inerente à formação histórica do Brasil, de forma a evidenciar que os problemas sociais sempre foram tratados como caso de polícia/exército. Para tanto, Fabrício fez menção ao histórico da própria figura política que dá nome à cidade sede do referido Instituto.

Ainda no IFAL, a professora Regina Lopes discorreu sobre a importância dos papeis desempenhados pelas lideranças negras femininas na construção da luta negra nacional, a exemplo de Lélia Gonzalez, Luiza Barrios, Matilde Ribeiro e a própria Marielle Franco, dentre outras.

Na roda de conversa realizada na UNIT, destacamos a necessidade de se criar uma comissão pró ação afirmativa a qual teria por atribuição fomentar o debate e a formulação de uma proposta de promoção de negros e indígenas no interior da referida Universidade.

Em ambas as ocasiões foi apresentada a mais nova publicação do Instituto do Negro de Alagoas, Cabeça Preta: pesquisas sobre a questão racial em Alagoas, a qual terá seu lançamento realizado no mês de Maio.

No IFAL/MD, a atividade foi organizada pelo Leia Mulheres de Marechal Deodoro, grupo de leitura liderado pela professora Elaine Rapôso e também pelo Grêmio Estudantil Nelson da Rabeca. Na UNIT, a roda de conversa contou com a organização do Conselho Regional de Psicologia – AL em parceria com o Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira.

PALESTRA IFAL MARECHAL DEODORO

RODA DE CONVERSA UNIT ABRIL 2018

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s