O Instituto do Negro de Alagoas (INEG/AL) apresentou nesta segunda-feira (31) ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) um conjunto de propostas voltadas à promoção da equidade racial nos processos eleitorais do estado.
O documento, elaborado para o Comitê de Promoção à Equidade Racial do TRE-AL, propõe medidas concretas para fortalecer a participação política da população negra, historicamente aleijada nos espaços de discussão e decisão.
Entre as principais propostas estão a criação de uma banca de heteroidentificação no TRE-AL, para realizar a verificação fenotípica de candidaturas negras, o fomento a novas lideranças políticas nas comunidades quilombolas e na capital, além da garantia de financiamento justo para candidatos negros.
O Instituto também sugere que candidaturas, especialmente as majoritárias, dediquem tempo específico de propaganda eleitoral para apresentar propostas de combate à desigualdade racial. Para facilitar o acesso ao voto, o INEG/AL propõe a instalação de urnas eleitorais nas comunidades quilombolas e a disponibilização de serviços móveis para emissão de títulos eleitorais nesses locais.
Durante o encontro, que contou com a participação da comissão dos povos indígenas, a advogada Sandra Gomes, representante do INEG/AL, enfatizou a importância da criação da banca de heteroidentificação no Tribunal Regional Eleitoral. “Vamos manter essa parceria com o TRE e seguir fiscalizando para combater fraudes que prejudicam não apenas a população negra, mas todo o sistema eleitoral”, afirmou.
O Instituto reafirma seu compromisso em auxiliar o TRE-AL em todas as etapas de implementação das medidas propostas.
Assessoria de Comunicação Ineg/AL



