INEG/AL se Reúne com IPLAN Para Discutir Ações Para os Espaços Públicos que Fazem Referência à População Negra em Maceió

Ontem, o Instituto do Negro de Alagoas se reuniu com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió, o IPLAN, para tratar de políticas voltadas para o restauro e conservação dos espaços públicos, em particular, as Praças que fazem referência à história da população negra em Maceió. Na ocasião, foi discutida a reparação a ser realizada na estátua da Mãe Preta, situada na Praça Treze de Maio, no bairro do Poço e que passa pelo processo de revitalização. Na ocasião, a escultura da Mãe Preta, principal monumento do espaço, sofreu uma descaracterização de sua representação, gerando desconforto de pessoas que passavam no local devido a mudança de tonalidade da imagem, acionando assim o INEG/AL no intuito de elucidação sobre a situação. Na reunião, os representantes da Prefeitura, e profissionais da área do patrimônio se comprometeram com o devido reparo na estátua. Ao final, o INEG/AL deixou um conjunto de ações e propostas a serem adotadas pelo poder público municipal. Dentre tais ações, destacamos a criação de um Grupo de Trabalho “que vise debater a atual condição física e de representação social dos locais, ambientes e monumentos destinados a população negra local”.

Participaram da reunião enquanto membros do INEG/AL, Mariana Marques, Jerônimo Silva e Jeferson Santos.

Reunião Debate Lei que Cria Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Na última quarta-feira, no auditório do Ministério Público, ocorreu uma reunião para tratar da criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Maceió – COMPIR. Na ocasião, organizações do movimento negro e representações de diversas instituições discutiram alguns encaminhamentos para a criação do Conselho. Tal Conselho terá por finalidade “elaborar, propor e fiscalizar políticas públicas, programas, projetos e ações voltadas à promoção da igualdade racial e atuar no controle social de políticas públicas, assim como exercer a orientação normativa e consultiva sobre temáticas atinentes à igualdade racial no Município de Maceió”. Inicialmente, a reunião tinha por objetivo a discussão a respeito do edital de chamamento de representações pata comporem o Conselho, no entanto, percebeu-se a necessidade de modificação da própria Lei que institui o Conselho, uma vez que várias representações negras questionaram o atual formato da mesma.

A Lei que cria o Conselho também cria o Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

É necessário que o poder executivo e legislativo definam a destinação de verbas para o Fundo financiar políticas de promoção socioeconômica da população negra de Maceió.

Confira abaixo a Lei cria o Conselho.

INEG/AL Denuncia Ato de Racismo Religioso Ocorrido no Município de Messias-AL

Na última segunda-feira, o Instituto do Negro de Alagoas formalizou denúncia à 2ª Promotoria de Justiça de Rio Largo, a qual também compreende o município de Messias, contra um cidadão que aparece em um vídeo depredando artefatos e objetos sagrados pertencentes às religiões de matrizes africanas. Tal cidadão, de nome Albenycleiton Santos de Souza, seria pré-candidato a vereador por Messias e, em um ato de puro racismo religioso, destrói de forma deliberada várias objetos ritualísticos ao mesmo tempo em que profere palavras que caracterizam o racismo para com as religiões do povo de Axé.

Não toleraremos que atos como este permaneçam impunes em nosso estado!!

Racistas não passarão!!