Núcleo de Psicologia Negra

O Núcleo de Psicologia Negra do INEG/AL tem por objetivo promover a população negra alagoana garantindo o direito à saúde mental. Dessa forma, cabe ao Núcleo provocar as instituições de nosso sistema de saúde com o intuito de resguardar e conquistar direitos à população negra. Constitui ainda tarefa do Núcleo, a prestação de serviços psicológicos gratuitos e/ou com valor social à população negra vítima de violência racial no estado de Alagoas, que possua baixa renda. O Núcleo também atua no fomento à uma psicologia negra no estado, promovendo uma rede de psicólogos(as) negros(as) que atuem com uma clínica racializada. O Núcleo de Psicologia é composto pelos seguintes membros:

Gilvaneide Santos – CRP 15/3910

Jefferson Oliveira – CRP 15/6091

Mônica Guimarães – CRP 15/7031

Morgana Mendonça – CRP 15/6742

Quais ações desenvolvemos?

Nosso Núcleo de Psicologia Negra atua com ações de orientação e aconselhamento psicológico e também psicoterapia com valor social. O processo de orientação e aconselhamento psicológico é um processo breve contando com um número limitado de sessões mediado por um(a) profissional especializado(a) visando promover compreensões de possíveis alternativas para conflitos, dilemas e problemas pontuais. Já a psicoterapia de valor social, é uma modalidade de atendimento que destina-se à pessoas que estejam precisando/procurando psicoterapia e não tem condições financeiras de arcar com o valor integral das sessões, visando assim democratizar o acesso desse serviço para quem está nessa condição. Vale ressaltar que é um processo temporário que vigorará apenas enquanto o(a) beneficiado(a) estiver com dificuldade financeira!

A quem se destina e como acessar esses serviços?

Você, pessoa negra, inscrita no CadÚnico, poderá solicitar o aconselhamento psicológico gratuito de nosso Núcleo de Psicologia Negra ou psicoterapia com valor social. Caso não esteja inscrito(a) no CadÚnico, também poderá solicitar os mesmos serviços, para isso será necessário comprovar de outra forma que você possui baixa renda. Em ambos os casos, basta acessar o link abaixo para mais detalhes e preencher o formulário. Salientamos que o preenchimento do formulário não garante atendimento. Todas as solicitações passarão por análise para verificarmos se estão de acordo com a nossa política de atendimento e disponibilidade de nossos(as) psicólogos(as).